Kristalina passagem de pasta…

A notícia chegou, finalmente. Depois do desaire com a ONU, em que Kristalina Gregorieva serviu a estratégia germânica de minar a candidatura de Guterres, a comissária europeia acaba de ser ‘chutada’ para cima e vai ocupar uma posição no Banco Mundial. promoção é noticiada hoje, embora já se desconfiasse dela há algum tempo. Kristalina não correria riscos de ser humilhada publicamente na corrida pela ONU sem ter alguma coisa em troca.

A Comissão Jüncker, que já perdera outro dos seus comissários por causa do Brexit, tem sido confrontada com uma série de desastres e mostrou até agora pouca capacidade para lidar com os desafios: do Brexit à crise dos refugiados, da sempre adiada crise do euro à ausência de crescimento económico, da incapacidade de lidar com os avanços russos aos escândalos que expõem o próprio consulado de Jünker no Luxemburgo.

Alegadamente, é o mau ambiente e a inoperância da Comissão que provocam a mudança. Mas olhemos com atenção. A saída de Kristalina abre a porta a uma mudança de pastas. Günther Oettinger, o comissário alemão responsável pela economia digital (sim, o tal que atacou as políticas orçamentais portuguesas no Parlamento) vai passar a lidar com… o orçamento da União! O comunicado oficial da Comissão elogia Kristalina e apresenta esta mudança de pastas sem grande explicação. Mas nós sabemos bem o que ela significa. A Alemanha ganha força nesta Comissão – com tudo o que isso implica…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s