Sinais de fumo do tempo velho

O texto foi publicado no Diário Económico (5 de Abril de 2016)bruno_carapinha

Este fim-de-semana, assistimos a um exercício de sobrevivência do tempo velho. Bloqueado pela vitória sobre o PS, que foi ao mesmo tempo derrota face à esquerda, o congresso da confirmação de Passos Coelho é apenas um ritual vazio: adiou a mudança da direcção e da estratégia política.

Feito após a hábil saída de Paulo Portas, este congresso cava ainda mais fundo a diferença entre os dois antigos aliados da coligação. O CDS, com menos quadros e recursos, dá um ar de maior renovação e pragmatismo a lidar com o actual quadro político do que o PSD.

Mas o tempo novo do PSD também se anuncia, espreita entre as cortinas de fumo dos discursos laudatórios, auto-justificadores e sem crítica. As alternativas a Passos ocupam espaço público, preparam-se de fora. E o próprio Passos pensa na sucessão. A guerra de facções segue dentro de momentos.

Santana Lopes, ressuscitado para a vida pública pela mão de Passos, que lhe deu a liderança da Santa Casa da Misericórdia, tornou-se a novidade do congresso por participar nessa guerra de facções. O seu regresso foi incubado nos últimos anos, permitindo-lhe limpar a imagem. A sua ambição e intermitência são sobejamente conhecidas: da vice-presidência do Parlamento Europeu, a primeiro-ministro, presidente da Câmara de Lisboa ou líder do Sporting, Santana Lopes não termina um mandato, um programa. Ainda há um ano era um putativo candidato à Presidência da República; agora já é o possível oponente a Fernando Medina.

Para o actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que está a conseguir criar uma legitimidade própria, fora da sombra de António Costa, este pré-anúncio é música para os seus ouvidos. Santana é um candidato experimentado e será temível em qualquer eleição. Mas um regresso de Santana a Lisboa seria visto como o regresso de um tempo velho, com a agravante de não ter as cartas do saneamento financeiro e da obra feita de Medina.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s