Sus-ten-tá-vel!

O Económico deu à estampa uma notícia no dia 25 de Abril: ‘Finanças do Estado Novo eram sustentáveis, conclui estudo divulgado em site do Governo’. Uma espécie de lembrança para um dia especial. Quase quase quase como quem diz: Hey, não era tudo mau com o salazarismo, certo? Estão a celebrar o quê?

A indignidade é tripla. Primeiro, o estudo faz uma mera análise empírica de saldos e do valor da dívida nos Orçamentos de Estado ao longo da ditadura. Não versa de modo algum sobre o modo como esses saldos são obtidos nem sobre  política de Estado na área económica e social. Não era essa a intenção do autor ou do estudo, que está meramente centrado nas questões das finanças.

Segundo, o estudo data de Março de 2016 – o Económico só se lembrou de divulgar o seu conteúdo no dia 25 de Abril. Se dúvidas houvesse sobre a motivação dessa divulgação, o jornal já nos teria esclarecido.

saldosx

Terceiro, uma notícia é gerada em função da novidade de um evento ou descoberta. Sem uma novidade, gera-se pela polémica, confronto de opiniões, contextualização. Alguém não sabia o que o estudo nos revela, que o rácio da dívida na ditadura era inferior ao da democracia? E o que quer o Económico fazer com o reporte? Porque é que não faz análise de conteúdo, contexto, confronto com a política social e económica da ditadura? Que jornalismo exactamente é este?

Sustentável. Nem escolas, nem universidades, nem hospitais a lixar o défice. Nem os cuidados materno-infantis, nem longevidade dos velhos. Nem estradas, iluminação, saneamento básico. Nem serviços públicos, nem apoio na doença e no desemprego, nem pensões de velhice. Nem nada mais que nos pudesse fazer ambicionar uma vida melhor, o dinheiro para o bife.

Era só guerra, ‘país agrário’, monopólios rentistas na banca, no comércio e na indústria, com base nas colónias, nos salários de miséria, na mortalidade infantil, na fome, na doença, na emigração, na asfixia do país, na perseguição política, na tortura. Sustentáveis, as finanças. Insustentável, o país. Quanta saudade…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s