A ziguezaguear

A polémica sobre o cartaz do BE já fez gente carregar no sobrolho e ficar muito muito zangada e também já fez outros rirem à gargalhada com as piadas feitas nas redes sociais. Pela manhã, dirigentes e militantes nas redes sociais defenderam o cartaz e uma agenda de confrontação com a religião em vários dos seus murais. A conferência episcopal aproveitou o assunto para questionar a civilidade do partido. Nada de grave, já se esperaria uma reacção. A iniciativa não deveria ter dado espaço para trazer a religião de novo à discussão sobre a igualdade de tratamento de todos os cidadãos. Sobre isso já escrevi o que penso.

Mas da parte do BE, lá vieram uns sinais de sensatez, para calar a polémica.  A Marisa Matias reconheceu que teria sido um erro, que saiu ao lado da intenção que se pretendia. Uma atitude serena, que só lhe fica bem e mostra como se justifica o apoio que a socióloga recolhe junto do eleitorado. Ao almoço, num recuo face ao clamor, o site do BE esquerda.net publicou um comunicado de recuo, mas num tom diferente que é bastante revelador.outdoor-adocao-800x300

O Bloco lançou um cartaz – afixado ontem no Campo Pequeno -, assinalando uma mudança importante, a promulgação da lei que elimina a discriminação no direito a adotar. Essa mudança é um avanço na luta pelo respeito por todas as famílias, independentemente da orientação sexual de quem as compõe. Esse é o único cartaz que o Bloco imprimiu e que afixará publicamente.

Na mesma ocasião, foi colocada nas redes sociais uma imagem sob a frase “Jesus também tinha 2 pais”. Não se trata de um cartaz, mas da forma de, nas redes sociais, com recurso ao humor, chamar a atenção para a conquista da igualdade entre todas as famílias. A frase, de resto, não é da autoria do Bloco, sendo um velho slogan do movimento internacional pela igualdade de direitos, como atestam os exemplos em anexo [em inglês e francês].

É interessante o malabarismo, mas está longe de funcionar. Em vez de admitir o erro, de forma madura, o BE trata-nos a todos como idiotas. O cartaz é infeliz e contraproducente do ponto de vista táctico para um partido. Mas tratar os outros como parvos com este comunicado já torna isto uma coisa totalmente diferente – e confirma o que de pior se anunciava. A imaturidade que levou o BE a produzir o cartaz e a achá-lo uma coisa boa é a mesma que o faz negar que houvesse intenção de produzi-lo. Porque não assumir o erro e seguir em frente?

Rear view of a boy walking with two men in a park

Ninguém, nem o BE, nem dirigente ou um amigo do BE, pôs esta imagem a circular nas redes sociais. A imagem polémica foi passada aos média pelo grupo parlamentar do BE, no caso o jornal Público, afirmando que se tratava de um cartaz de rua. No comunicado bloquista, faz-se uma confusão deliberada entre cartaz e outdoor, mas no jornal Público há uma distinção entre as duas coisas. A esperteza saloia é risível quando lemos no comunicado que o outdoor exposto no Campo Pequeno é o único cartaz que o Bloco imprimiu e que afixará publicamente. O BE não diz que não tinha intenção de vir a publicar o outro; diz só que apenas afixará o outro. Aliás, o BE nem sequer faz o desmentido às declarações da deputada ao jornal: Sandra Cunha sabe que “provavelmente” o cartaz vai gerar polémica, mas considera-a “bem-vinda”, porque faz com que as pessoas discutam o tema.

O que me chateia neste episódio não é o cartaz, já nem sequer é a mentirola e a incapacidade do partido em assumir o erro. O que me chateia são os sinais de uma inconsequência que já lhe conhecia, mas que tinha esperança que fosse sendo eliminada. No dia a seguir ao apoio a um orçamento restritivo feito pelo PS, em que a recuperação de rendimentos se faz mas só com o recurso à manutenção da carga fiscal, o BE distrai-nos a todos com outra coisa e recorda-nos que precisa de satisfazer os seus grupos internos mais do que o seu eleitorado. Lembram-se daquela vez em que o BE também teve 400.000 votos, apoiou o Manuel Alegre para a presidência e logo a seguir apresentou a moção de censura ao governo do PS?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s