Uma reunião e morre o PSI-20

Começou a campanha contra um governo de esquerda em Portugal. Os média vão promover ‘análises’ de especialistas; a União Europeia vai dar conselhos e os mercados vão ter dias péssimos. As habituais movimentações estão em curso para, entre chantagens, seduções e avisos, dissuadir os portugueses de dar apoio a um governo saído das negociações. É sinal de desespero. Como se um governo PS com apoio do PCP e do BE com a restituição de salários, pensões e direitos fosse o fim da economia de mercado…

Hoje, num artigo ridículo, o site Dinheiro Vivo dizia que o ‘PSI-20 tem pior sessão desde agosto. BCP perdeu 9,4%’. Isso deve-se… à reunião do PS com o BE. A banca foi o sector mais penalizado na primeira sessão da semana, quedas que os analistas associam a um crescente entendimento entre os partidos mais à esquerda. Se são coisa tão frágil e nervosa, os mercados não podem mesmo ter este papel nas nossas vidas… Mas a ‘grande’ queda das acções do BPC é coisa pequena, na verdade, quando comparada com as anteriores, em que não havia a ‘ameaça’ de um governo de esquerda em Portugal.bcp ações

Os analistas são aquela gente de bola de cristal que vê as grandes tendências – e que não acerta uma, pelo menos desde 2008. Parece que não estavam a ver como real um entendimento à esquerda. Não acertaram também nessa. Mas querem fazer-nos crer que a sessão em queda foi por causa destas reuniões. Filipe Garcia, analista do IMF, lembra que “até agora uma coligação à esquerda não estava a ser vista sequer como uma hipótese. Portanto só agora é que os mercados poderão começar a descontar esta surpreendente oportunidade”. Uma tristeza. Até o ex-primeiro-ministro que abandonou o país à crise económica criada com o seu discurso da tanga para em Bruxelas afundar de vez o papel da Comissão Europeia e deixar correr a crise do euro vem fazer de sibila e adivinhar o sentido do voto dos eleitores do PS.

O Observador também já agita o medo. Apesar de saberem que a baixa de juros se deve à acção conjunta do BCE e do acordo grego e não graças à acção do governo português, apresenta a teoria de que, assim que haja governo de esquerda em Portugal, os juros disparam.

Preparemo-nos todos, que a campanha está agora a começar! Vai ser bom ver a verdadeira face dos média e dos comentadores da TV.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s