7 e tal

 

deficeQuatro anos a fustigar os portugueses porque não podemos ter um défice superior. Cortou na educação, colocou a saúde em perigo e roubou-nos salários e reformas, enquanto nos esmaga em impostos, vende o património ao desbarato e destrói a economia. Tudo isto foi feito em prol dos mercados, coitados, que ficam nervosos quando os Estados gastam com salários e direitos sociais. Passos em campanha vem dizer-nos que um défice de 7,2% já não irrita os mercados se o gasto for feito a salvar bancos. Como se já não nos lembrássemos que uma parte da dívida e défices anteriores tem o nome do BPN e do BPP por trás.

Este é o resultado desta governação. 1,2 milhões de desempregados reais, a dívida pública em 130% do PIB, um défice igual ao do início da austeridade mais gravosa e menores condições para fazer uma recuperação económica e um resgate de famílias e empresas. E até antes da integração do resgate ao BES nas contas, o défice deste ano fica nos 4,7% do PIB, dois pontos percentuais acima do projectado pelo governo. A UTAO já diz no relatório que considerando o limite de 3% do PIB, a situação actual exigirá um esforço de consolidação sem paralelo. Ou seja, mais austeridade…

Passos tem ainda o desplante de dizer que o dinheiro está ‘a render’, como se não soubéssemos já que não vão conseguir vender o Novo Banco sem grandes perdas de dinheiro e sem ter que refinanciar o banco. E como se o Fundo de Resolução não fosse feito de dinheiros do Estado, que o emprestou aos bancos depois de se ter financiado com aumento da dívida pública… Chama-lhe mera estatística e nós sabemos que é mera mentira. Uma de muitas que Passos ainda vai contar até ao final da campanha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s