Cuidado com as imitações! PàF!

Um programa social. Vão combater a pobreza. Resolver o problema da natalidade, assegurar a renovação de gerações. Vai aumentar a liberdade de escolha na educação e melhorar a sua qualidade. Vai diminuir as desigualdades. Vai reformar o Estado (olha a anedota!). Portugal será uma das 10 economias mais competitivas do mundo! Vai inclusivamente salvar o rating da República – o mesmo que todas as agências colocam no nível Lixo.

Depois de 4 anos e meio torpes e vis, em que me venderam o país a pataco, castigaram os funcionários públicos, expulsaram os jovens, culparam os velhos, nos chamaram de piegas e nos estropiaram o presente e o futuro; depois de um desemprego galopante e de um crescimento asfixiante da dívida; depois de milhões de novos pobres e o reforço dos ricos, Passos não reconhece nada do que fez ao país e vem pedir ao país votos para fazer o ajuste de contas com Sócrates. Passos vem falar de um programa eleitoral como se nunca antes tivesse governado!

A pornografia vai mais longe. O desígnio de Passos é salvar o Estado social do socialismo, é lutar por Abril e pela liberdade. Essa liberdade, claro está, é a liberdade do mercado, é a evasão dos mais ricos de um sistema de segurança social, descapitalizando-o por plafonamento, é o da privatização da educação, agora que os contratos de associação se fazem a gosto e não dependem das necessidades do sistema.

Passos, o mentiroso, o farsante, o destemido sem-vergonha, ouviu Sócrates com atenção. É tudo uma questão de narrativa. Se criares uma história, mantém essa história. Repete-a até à exaustão. Se te virem convicto, mesmo que mintas, talvez duvidem do que os seus olhos lhes dizem, do que todos os seus sentidos lhes gritam. À custa de tanta negação veemente e até chocada, já todos duvidamos das nossas percepções e da nossa sanidade. Um caso de estudo notável.paf

É claro que nem sempre a mentira lhe corre bem. E lá nos falou sobre como o resgate foi a oportunidade da Direita para se vingar de Abril:
sabemos que o que se passou até hoje não foi uma excepção ditada por um resgate externo, foi o princípio de uma mudança importante que há muitos anos ambicionávamos para Portugal e que em mais de 40 anos de democracia não conseguimos. De vez em quando, lá se enrola nas muitas mentiras que vai lançando. Acontece a todos… os mentirosos, claro!

Passos mente. Muito. Portas encontrou um parceiro à sua altura. Foi por isso mesmo que se acomodou a ser figura segunda. Passos mete-o num chinelo. E ainda o espezinha. Como quando recorda vezes sem conta o episódio da demissão irrevogável de Portas. Mas a sua tentativa de nos enganar não é nova. Diz o ditado que à primeira caem todos, à segunda cai quem quer. E já há muito nos dizem para termos cuidado com as imitações!

Anúncios

One thought on “Cuidado com as imitações! PàF!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s